Estrutura da Proplan

 

A PROPLAN é composta de Coordenadorias e um Departamento, a saber:

DCF – Departamento de Contabilidade e Finanças

O DCF desenvolve ações para a execução orçamentária, financeira e apoio a PROPLAN. Atua como Setorial Contábil da Universidade, gerindo informações para apoio a tomada de decisão das diversas instancias universitária. Tem por obrigação preparar o Balanço Patrimonial e a prestação de contas anual da UFF, de acordo com as diretrizes traçadas pela Reitoria e os Órgãos de controle.

PGI – Coordenadoria de Gestão de Informação

Esta Coordenadoria é voltada para a pesquisa e tabulação de diversos dados no sentido de termos uma idéia do universo da Universidade. Para tanto, articula diversos bancos de dados relacionados às avaliações que vêm sendo promovidas na Universidade sobre aspectos específicos, como, por exemplo, as avaliações docentes, pela Comissão Permanente de Avaliação, pelos órgãos e superintendências como por exemplo a de Recursos Humanos, administração e obras. Essa articulação nos possibilita a abordagem e a análise dos dados em diversos temas e relacionados às instâncias acadêmicas e administrativas da instituição. Deste modo podemos pensar no desenvolvimento da qualificação acadêmica, científica e cultural da Universidade, contribuindo, desse modo, para ampliar e diversificar sua inserção regional, nacional e internacional.

Fazem parte desta Coordenadoria:

  • Divisão de Gestão da Informação Acadêmica;
  • Divisão de Gestão da Informação Administrativa.

PLAD – Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento

Esta Coordenadoria é responsável por subsidiar e acompanhar todo o trabalho desenvolvido pela PROPLAN, estimulando a melhoria dos processos organizacionais e na formulação de novos parâmetros junto aos setores que a compõe. Tem o objetivo de promover atividades de acompanhamento da elaboração de planos globais, planos diretores de gestão, programas e projetos de desenvolvimento da Universidade e programas de fomento, simular cenários alternativos no intuito de desenvolver estudos de planejamento e procedimentos aplicáveis nos processos de desenvolvimento institucional e, acompanhar a execução de planos, programas e projetos. Estimular a constante melhoria de processos avaliativos e decisórios e dos níveis de gestão e de desempenho institucional.

Fazem parte desta Coordenadoria:

  • Divisão de Avaliação;
  • Divisão do PDI/ REUNI.

PLIN – Coordenadoria de Gestão Institucional

Esta Coordenadoria tem como principal evento o estudo sobre a estrutura organizacional da Universidade, propondo alterações, quando necessária. Tem como projeto principal a modernização administrativa da UFF, em especial no tocante as estruturas organizacionais e também no acompanhamento e controle de sua implantação sempre pensando na infra-estrutura necessária ao pleno desenvolvimento das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Dentro desta ótica, ela também é responsável na codificação literal e numérica da estrutura organizacional, seus setores e cursos, sempre visando à adequação e sistematização das informações institucionais.

Faz parte desta Coordenadoria:

  • Divisão de Gestão Institucional

PLAP – Coordenadoria de Projetos com a Fundação de Apoio Euclides da Cunha (FEC)

Esta Coordenadoria faz a interlocução entre os fomentadores de projetos, contratos e convênios e as instituições participantes, bem como com a sua Fundação de Apoio. Tem como principal objetivo ser um veículo facilitador nesta interlocução. Em decorrência disto, tem como responsabilidade o controle das parcerias institucionalizadas e o acompanhamento das etapas previstas e suas respectivas prestação de contas. Outra atividade desenvolvida por esta Coordenadoria é o controle das compras realizadas pela PROPLAN e sua destinação. Faz, também, o acompanhamento de diárias e passagens, dentro do sistema definido pelo Governo Federal.

Fazem parte desta Coordenadoria:

  • Divisão de Análise e Controle;
  • Divisão Operacional.

PLOR – Coordenadoria de Orçamentos e Custos

Esta Coordenadoria faz o planejamento orçamentário anual, de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo MEC, propondo subsídios para o estabelecimento ou revisão de critérios de alocação de recursos de forma a conceber o orçamento interno e formalizar as propostas orçamentárias da Universidade, acompanhando todas as fases de discussão até a aprovação final. Fazer o acompanhamento e processar as alterações orçamentárias resultantes da execução do orçamento aprovado, analisando o comportamento de receitas e despesas, o estabelecimento de limites de gasto, o controle de excessos de arrecadação e das tendências financeiras, elaborando relatórios de análise do desempenho financeiro das unidades gestoras, dos programas orçamentários e da Universidade como um todo e paralelo a isto desenvolver estudos econômicos destinados a subsidiar o planejamento das ações da Universidade.

Fazem parte desta Coordenadoria:

  • Divisão de Orçamento;
  • Divisão de Custos;
  • Divisão de Apoio Técnico.

Buscar

Links Externos

UFF

STI

COPEMAG

PDI

INEP

SIAFI

CONSIAFI

Localização e Contato

Endereço:
Rua Miguel de Frias, nº 9, 6º andar.
24220-900 - Icaraí - Niterói - RJ
Brasil
 
Telefone:
+55 21 2629-5175
+55 21 2629-5174

Fax:
+55 21 2629-5018
 

Powered by OrdaSoft!