PLOR - Coordenadoria de Orçamento e Custos

Esta Coordenadoria faz o planejamento orçamentário anual, de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo MEC, propondo subsídios para o estabelecimento ou revisão de critérios de alocação de recursos de forma a conceber o orçamento interno e formalizar as propostas orçamentárias da Universidade, acompanhando todas as fases de discussão até a aprovação final.

Fazer o acompanhamento e processar as alterações orçamentárias resultantes da execução do orçamento aprovado, analisando o comportamento de receitas e despesas, o estabelecimento de limites de gasto, o controle de excessos de arrecadação e das tendências financeiras, elaborando relatórios de análise do desempenho financeiro das unidades gestoras, dos programas orçamentários e da Universidade como um todo e paralelo a isto desenvolver estudos econômicos destinados a subsidiar o planejamento das ações da Universidade.

Fazem parte desta Coordenadoria:

• Divisão de Orçamento;
  • Divisão de Custos;
  • Divisão de Apoio Técnico.

História

A Coordenadoria de Orçamento e custo - PLOR - foi criada em agosto de 1.990 com o desmembramento da Assessoria de Planejamento - ASPLAN, que respondia pelas atividades de Planejamento da UFF, através das Coordenações Setoriais de: Organizaçío Administrativa, Programaçío Orçamentária e Informações Administrativas.

Mais tarde, a ASPLAN foi substituí­da por três Coordenadorias, ligadas diretamente ao Pró-Reitor de Planejamento e com caracterí­sticas de assessoramento: Coordenadoria de Orçamento e Custo, Coordenadoria de Informações Administrativas e Coordenadoria de Apoio Administrativo.

A Coordenação Setorial de Programação Orçamentária passou a Coordenadoria de Orçamento e Custo - PLOR e dividiu-se em: Subcoordenadoria de Orçamento - SOR e Subcoordenadoria de Apuração de Custo - SAC.

Atualmente as atribuições da PLOR sào as seguintes:

• Assessorar a Administraçâo Central no estudo de problemas e no estabelecimento de diretrizes e metas.
  • Propor critérios para a elaboraçâo do Orçamento.
  • Elaborar a Proposta Orçamentária.
  • Criar mecanismos de rateio e promover a distribuiçâo dos recursos orçamentários entre as unidades gestoras responsáveis
  • .
  • Assessorar as Unidades Universitárias na programaçâo e otimizaçâo dos recursos orçamentários.
  • Supervisionar a execuçâo orçamentária, através da análise do comportamento da despesa e da receita
  • Acompanhar a execuçâo orçamentária, com vista a identificar as necessidades de alterações no Orçamento
  • .
  • Elaborar exedientes contendo as solicitações de alterações no Orçamento e enviá-los ao MEC.
  • Assessorar as Unidades Universitárias na elaboraçâo de projetos e planos de trabalho, com vistas ao seu encaminhamento à SESu e à outros ógàos de fomento.
  • Desenvolver a metodologia dos processos de apropriaçâo e apuraçâo dos custos no âmbito da estrutura administrativa.
  • Promover a divulgaçâo dos custos dos produtos das atividades de ensino, pesquisa, extensào e outros.
  • Acompanhar a Receita Diretamente Arrecadada pelos órgãos da UFF, através da análise dos documentos gerados pelo Sistema Integrado de Administraçâo Financeira (SIAFI).
  • Assessorar as Unidades Universitárias, com o desenvolvimento de estudos de viabilidade econômica para implementaçâo de projetos que visem gerar recursos diretamente arrecadados.
  • Orientar esses órgãos com relaçâo às possí­veis linhas de financiamento.

Links Externos

UFF

STI

COPEMAG

PDI

INEP

SIAFI

CONSIAFI

Localização e Contato

Endereço:
Rua Miguel de Frias, nº 9, 6º andar.
24220-900 - Icaraí - Niterói - RJ

Telefone: